O buraquinho das baleias e sua função

 

Hoje comecei a pregar às 08:30 e assim foi até ao toque do sino, lá pelas 13:15. Ali pelas 10 e picos, andávamos à volta do profeta Jonas e da grande desgraça que lhe aconteceu. A I. quis contar tudo o que sabia, e sabia tudo o que era preciso saber: Jonas, que no enquanto da tempestade divina, provocada pela sua desobediência, dormia, recusando-se a invocar a clemência do seu Deus, foi atirado ao mar pelos marinheiros que, aflitos, tentavam salvar a embarcação. Vai daí, passava uma baleia, que o engoliu. Mas não havia acaso nesta passeata do animal:  fora enviada pelo mesmo Deus do profeta, a ver se este voltava aos caminhos do Bem. Durante três dias e três noites, Jonas viajou no ventre do imponente mamífero, onde aproveitou para orar fervorosamente, abrandando, assim, o coraçãozinho do Todo Poderoso, que fez com que a baleia vomitasse o profeta, perfeitinho para ir à sua vidinha. E ele lá foi. Abrir os olhos aos pecadores de Nínive.

Depois da explicação dada pela I., depois “Os homens tiveram entranhas para deitar Jonas ao mar, e o peixe recolheu nas entranhas a Jonas, para o levar vivo à terra.” E do jogo de palavras e do contraste entre o comportamento de uns e outros, e do que “sim, estamos a perceber tudo”, a minha T. levanta uma questão. Antes, porém, importa que se saiba da sua expressão: manita levantada, que a T. é uma jovem que respeita as regras, face simultaneamente sorridente e confusa, como quem se ri da própria pergunta, mas a qual não consegue evitar, porque a curiosidade é muito maior, questiona:

- Mas, oh, pressora, então mas a baleia vomitou-o por onde? Por aquele buraco (e começou a gesticular e a apontar para a sua nuca, referindo-se espiráculo do bicho) ou foi pela boca?

Eu cá, como sei muito de baleias, disse-lhe logo que o “buraco” era usado pela baleia para respirar, que Jonas tinha saído pela boca, mas que, na verdade, nada daquilo tinha acontecido. E prossegui com a aula.

Rapidamente.

Porque a expressão da T., à ideia de nada daquilo ter acontecido, teria de me levar a Adão e Eva e a matéria deste ano começa ali pelo séc. XVII. Além disso, pensei no futuro: quando, lá para julho, na reunião de grupo, me perguntarem se cumpri o programa, não iria poder alegar atrasos, em nome de uma visita ao Éden.  

E assim vão os dias… paradisíacos.


CONVERSATION

0 Comentários:

Enviar um comentário